Page 93 - ARTE!Brasileiros #38
P. 93
XILONOMA CHAMÚSQUIUS 3, 2012, MADEIRA COMPENSADA QUEIMADA E PIGMENTOS
Oliveira também estudou a combinação de mais material assumiu um aspecto de couro”, ele conta,
de um suporte, aplicando tintas à superfície das durante a entrevista.
madeiras. E, por fim, explorou o uso de materiais A obra de Oliveira surge, assim, sempre em uma
correlatos usados na engenharia, latarias, espu- relação entre o material utilizado e o espaço que
mas, PVC e arame. ele vai ocupar. O zelo com a metodologia tem como
Muitas das experiências e da busca de Oliveira outro exemplo uma obra mais recente, Adenocal-
são carregadas de histórias prosaicas. “A obra cinoma Poliresidual (2014), intervenção nas pare-
Litossoma (págs. 96-7), por exemplo, foi assim. des da galeria Arthur Ross, nos Estados Unidos.
Primeiro construí o volume, depois colei uma Oliveira conta que utilizou papelão, areia e cola.
manta de estuque encontrada em uma caçamba, Queimava um pouco o material e “ia pintando” até
uma malha de fibra natural embebida em gesso chegar a um resultado que se parece com mofo.
FOTOS HENRIQUE OLIVEIRA branca e estava enrolada como um cobertor, embolorada, descascando”, diz. Mais discreta do
“Era como se a entrada da galeria estivesse meio
que foi parte do teto de alguma casa. Ela era
que muitas de suas obras, ainda é sobre a epi-
dentro de uma caçamba. Toda quebradiça, cra-
derme e as superfícies que o artista parece falar.
quelada. Mas, na obra, pintada com cimento, esse
93
Book_ARTE_38_POR.indb 93 3/3/17 9:51 PM