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CRÍTICA EXPOSIÇÃO
NO MESMO LUGAR E EM LUGAR NENHUM
Com interface entre design e arquitetura, instalação de Ana Maria Tavares aponta
contradições na recusa de ornamentos, entre outros preceitos modernos
POR MIRTES MARINS DE OLIVEIRA
NO LUGAR MESMO – UMA ANTOLOGIA DE
ANA MARIA TAVARES, na Pinacoteca até 10 de abril,
traz uma seleção de trabalhos da artista com curadoria
de Fernanda Pitta, 35 anos depois de sua primeira
individual, denominada Objetos e Interferências,
realizada na mesma instituição.
A artista propôs elaborar a mostra a partir da ideia
de instalação e intervenção no edifício que guarda mais
de 160 obras de vários períodos distribuídos por sete
salas do primeiro andar, corredores, lobby e octógono.
Essa interferência resulta em um ambiente denso,
que aglutina e encobre estratos das histórias
da arte, do design e da arquitetura, fornecendo
pistas para um jogo de avaliação histórica.
Está conectado a essa interferência, e pode
ser experimentado pelos visitantes, um inventário
das concepções e das visualidades que marcaram SINFONIA TROPICAL VI, ANA MARIA TAVARES
a elaboração do projeto moderno. Toda essa herança
é revisada por um filtro sutil e irônico, quase ambíguo
em seus efeitos: ao mesmo tempo que tudo seduz, nessa
atmosfera, sensações melancólicas e claustrofóbicas se d’Invenzione, de Piranesi, atualizado, mostrando
instauram. Os trabalhos conseguem dar a exata medida a face dupla e desdobrada do projeto moderno.
das incapacidades das promessas utópicas modernas. O eixo da exposição é a instalação Bico de Diamante
Estão ali os seus símbolos mais emblemáticos: (1990), adquirida pela Pinacoteca em 2014 e que
as grades e as transparências, a precisão tecnológica, organiza a pauta histórica, institucional e conceitual
a convergência entre arte, design e arquitetura, para toda a nova instalação. Nela está presente
os materiais industrializados e sua consequente a provocação reflexiva em direção ao visitante,
falta de marcas humanas, o projeto de construção que é submetido à ordem e ao mesmo tempo
de um mundo novo e o apelo das superfícies. ao fascínio dos elementos visuais.
Todos esses elementos são, ao mesmo tempo, Em seu texto fundante do Modernismo, que
perpassados pela inutilidade, pela incapacidade posteriormente inspirou Walter Gropius em seus projetos
de reter os índices do tempo, pelo esvaziamento educacionais e arquitetônicos, Ornamento e Delito
de significados e pela organização dos corpos (1908), Adolf Loos sentenciava que “a evolução da cultura
para a vida sem autonomia. é equivalente à retirada de ornamentos dos objetos usuais”.
Parece ser o objetivo da exposição desdizer, Ao evocar os diferentes projetos modernistas nos
em detalhes, aquelas utopias e suas permanências quais a estrutura se coloca, em detrimento do adorno
nos dias atuais. Em particular o conjunto de obras e da presença das subjetividades, Ana Tavares promete
presentes no octógono, que provoca uma vertigem organizar um mundo de tecnologias e materiais
anunciada, parece inicialmente apontar para projetos industrializados e indica que não há um paralelismo
expositivos de El Lissitzky e dos arquitetos italianos de afinidades entre progresso tecnológico e evolução
Edoardo Persico e Marcello Nizzoli, com grades humana. A expressão “no lugar mesmo” pode ser
que organizam o ambiente e deixam transparecer lida tanto pelo fato de a artista ocupar novamente
os elementos históricos do lugar no qual se instala. o espaço institucional de maneira totalmente diferente
Mas o que nesses artistas das vanguardas era ativismo dos anos 1980 quanto por demonstrar com seus trabalhos
político (comunista, no caso de Lissitzky, e fascista, que, ao contrário do que Loos (e todos os modernismos)
no de Persico e Nizzoli) e diálogo entre linguagens propunha – abolir os ornamentos e, portanto,
e tempos diferentes, aqui, principalmente pelo uso dos aprimorar o progresso tecnológico e organizacional –,
espelhos, torna o visitante aprisionado em um Carceri deixou a cultura no mesmo lugar e em lugar nenhum.
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Book_ARTE_38_POR.indb 95 3/3/17 9:52 PM