Page 42 - artebrasileiros-64
P. 42

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO



                                    Com curadoria de Ayrson Heráclito, exposição na
                                    Galeria Estação estabelece paralelos entre artistas
                                    populares segregados pelo sistema da arte e nomes
                                    consagrados, com quem guardam aproximações,
                                    em bienais diversas, ao longo de sete décadas

                                    por eduardo simões


                                       ‘REVERSOS


                E TRANSVERSOS’ BUSCA


                   DISSOLVER DICOTOMIA


                                     ENTRE ARTE


                       POPULAR E ERUDITA














            o que tornam as esculturas do baiano Agnaldo    mesma sorte. Será que foi uma questão de gênero?”,
            dos Santos (1926-1962) mais prestigiadas pelo sistema   questiona Heráclito, em entrevista à arte!brasileiros.
            da arte do que as carrancas de seu conterrâneo – e  “Ambos, como artistas, foram próximos, mas hoje
            confessada referência em sua formação artística –  existe uma grande distância de legitimação. Então,
            Mestre Guarany (1884-1985)? Ou ainda a produção   fazemos nesta mostra uma ponte entre os artistas para
            da pintora pernambucana Lúcia Suanê (1922-2020)   salientar o abismo que há entre essas produções no
            abismalmente menos valorizada do que as obras de   reconhecimento pelo sistema da arte brasileira. Volpi
            Alfredo Volpi (1896-1988), com quem guarda apro- não é esteticamente superior a Lúcia; ambos são muito
            ximações poéticas e de linguagem?               importantes em suas construções e complexidades.
               Na exposição Reversos e Tranversos: artistas fora   Mas não são vistos nesta horizontalidade”.
            do eixo (e amigos) nas bienais, em cartaz na Galeria   Reversos e Transversos começou a ser concebida
            Estação, o artista e curador Ayrson Heráclito inves- no ano passado, depois que Vilma Eid, galerista à
            tiga como questões de raça ou gênero, entre outras,  frente da Estação, viu a exposição Yorùbáiano, em
            provavelmente estão na base da paulatina segregação   que Heráclito reuniu na Pinacoteca de São Paulo
            ocorrida entre os artistas ditos populares e aqueles   quase 40 anos de sua minha produção artística. Eid
            tidos como eruditos, num processo consolidado ao   já conhecia também seu trabalho como curador, na
            longo de sete décadas pelas bienais.            mostra Histórias afro-atlânticas, apresentada em
              “O Volpi, este artista imigrante italiano, que havia   2018 pelo Masp. Heráclito, por sua vez, considera-
            sido pintor de paredes, foi eleito por um grupo como um  -se um “grande visitante” da Estação, “galeria que
            grande mestre, de grande inteligência formal, o que o   tem um acervo muito diverso, sobretudo de artistas
            retirou de um limbo de artista primitivo, sem elaboração.  afro-brasileiros e, mais recentemente, cada vez mais
            Quase contemporânea do Volpi, a Lúcia não teve essa   artistas indígenas”.

            42
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47